sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Filtro Deionizador

São próprios para obtenção de água desmineralizada ou deionizada com alto grau de pureza química, removendo os sais minerais a uma vazão de 50 l/h com condutividade abaixo de 3µ siemens dando-lhes uma pureza iônica superior a da água bi-destilada, com baixo consumo de energia.Trabalha com resinas de troca iônica (catiônica e aniônica) que estão na mesma coluna, de fácil instalação e manuseio.

Material filtro:
1 litro de resina mista (pode ser feito com resinas aniônica e catiônica separadas, no caso basta montar um tubo a mais);
1 litro de carvão ativado;
1 pedaço de perlon;
1,5m de tubo de 40mm;
34cm de tubo de 50mm;
5m de mangueira atóxica (espessura externa de 15mm);
2 curvar de 40mm;
2 reduções de 50mm / 40mm;
5 abraçadeiras para a mangueira;
2 cap 40mm;
2 cap 50mm;
2 bicos de vela de filtro;
2 velas de filtro finas (170mm x 40mm);
2 anéis 50mm;
1 conector rápido de 3/4";
cola para tubos e conexões de PVC.

Material suporte:
1 tábua de compensado 15mm - 32cm x 22cm;
4 pedaços de compensado 10mm - 3cm x 20cm;
6 parafusos 5/32 de 7cm;
6 porca borboleta 5/32;
1 parafuso soberbo com bucha para afixar o suporte na parede.

Este deionizador ficou um pouco comprido, mas a intenção é que a água passe lentamente pela maior quantidade de resina possível, por isso foi usado o tubo de 40mm para o corpo do deionizador. Foi necessário o uso de um pedaço de tubo de 50mm para abrigar a vela de filtro fina, pois a vela tem 40mm de espessura e não caberia no tubo maior. O uso da vela de filtro ajuda, na minha opinião, na filtragem da água antes que essa atinja o carvão e a resina, prolongando o tempo de vida útil destes, por isso foi usada uma vela na parte inferior de cada tubo, o tubo trabalha em pé e a água sempre entrará por baixo.
Foi montado dois tubos iguais, sendo que a água passará primeiramente pelo tubo contendo carvão ativado, percorrendo o tubo de baixo pra cima, retornando até a parte inferior do segundo tubo que contém resina mista para deionizador (mistura de resina aniônica e catiônica).
Esquema de montagem dos tubos:

Detalhe da parte inferior do deionizador, esta parte abriga a vela e é por onde a água entra em ambos os tubos:





Na parte superior dos tubos foi usado o curvar, peça que facilita a abertura do deionizador para a troca da resina e do carvão. Colei um cap de 40mm na extremidade mais estreita do curvar e nesse cap, que foi furado no centro, foi introduzido um bico de vela de filtro que teve a base estreitada para caber no cap:




Como já foi dito acima, o primeiro tubo recebeu carvão ativado e o segundo recebeu resina mista:


O tubo de carvão ativado ficou quase que completamente cheio e foi preciso pouco perlon para completar o volume do tubo até a altura do curvar, o tubo de resina ficou menos cheio e foi preciso mais perlon para completar o tubo e evitar que a resina suba pelo tubo no momento da passagem da água:


Também foi colocado um pouco de perlon na ponta do curvar:


Tubo pronto:

Usei mangueira atóxica, ela tem as paredes mais grossas que a cristal convencional e por isso não vinca ao ser dobrada:

Ela se encaixa bem justa nos bicos das velas de filtro, mas mesmo assim é aconselhável o uso de abraçadeiras para garantir que não vai haver vazamentos:



Para conectar a mangueira no conector rápido foi necessário aquecê-la, e posteriormente também foi colocado à braçadeira:


Esquema de passagem da água pelos tubos:


Montagem do suporte: Para que o deionizador possa ser pendurado na parede fiz um suporte em madeira, usei uma tábua e pedaços de compensado para segurar os tubos como uma prensa.


Para fazer essa prensa utilizei parafusos e porca tipo borboleta, que facilita no momento de soltar os tubos caso necessário:

Furei os pedaços de compensado e transpassei os parafusos, em seguida preguei essas peças na tábua:




Exemplo de como os tubos ficarão presos no suporte:

Pintei o suporte com verniz escurecido com extrato de nogueira:

Suporte pronto já com os tubos do deionizador:



Para pendurar o deionizador, usei um parafuso soberbo com bucha, bastou furar o suporte, furar a parede, colocar a bucha na parede e passar o parafuso pelo suporte, afixando-o na parede:


Obs. Após a repintura da parede onde estava o deionizador, não fui autorizado a furar novamente a parede, rs, por isso fiz um suporte para o deionizador, agora ele ficou móvel.






Nenhum comentário: