sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Filtro Canister sem T de inspeção

Trata-se de um Canister na Vertical com bomba de 650 l/h, vazão final de 480 l/h. A bomba fica dentro do filtro, sendo que o filtro é desmontável, para o caso de nescessidade de manutenção da mesma. Usei prensa-cabos para facilitar na retirada da bomba. A vedação da tampa do Canister é feita com veda rosca, a peça preta na tampa do canister serve para facilitar o encaixe e também no auxilio da vedação (é recomendável sempre usar veda rosca). O suporte do filtro é feito com pedaço de cano de 100 e Conduite rígido preto de PVC. Se por acaso tiver espaço no móvel não há nescessidade de fazer o suporte.
Tamanho do filtro 40 cm. Lista de material:
1 Corpo Caixa Sinfonada 100x100x50;
1 Joelho esgoto de 90º 50;
1 Corpo Ralo Sifonado Cilíndrico 100x40 (ja vem furado);
1 Bucha de redução esgoto 50x40;
2 Luva de redução 40x25;
1 Joelho soldável de 90º 25;
1 Joelho L/R 90º 25x3/4;
1 Luva L/R 25x3/4;
1 Luva para vaso 100mm (peça preta);
1 Prensa Cabo 3/4;
1 Prensa Cabo 1/2;
1 Eletroduto de PVC rígido roscável 3/4 (tem que ser rígido);
2 Anel de vedação de 50mm;
1 ralinho de 100mm;
Veda Rosca;
Cola de PVC;
Um pouco de silicone para aquário;
Pedaço de Cano de 25mm;
Pedaço de Cano de 100mm;
Pedaço de mangueira preta de 1/2 (utilize aquela para compressor de ar é mais dura, evitando assim o estragulamento da mesma pelo prensa cabo);
Pedaço de borracha hospitalar (para usar no fio da tomada, facilitando a vedação, usa-se em conjunto com veda rosca também).

Peças:

Seguência de montagem, ao colar o cano de 25 nas buchas de 40x25 procure inverte a posição, principalmente na tampa, senão o sifão ficará comprido, é nescessário lixar o resalto que tem nas buchas de 40x25, veja detalhe da foto da tampa para melhor entendimento:

A colocação da bomba é feita antes de encaixar as peças, vista de lado:

A bomba dentro do filtro vista por cima:

Aqui o filtro pronto porém as peças ainda não estão encaixadas:

Nesta duas fotos nota-se o fio da tomada, no ponto onde ele ficará no prensa cabo, coloca-se a borracha hospitalar e veda rosca. Esta saída do ralo é de quarenta e não vem furada, tem que fazer o furo no diâmetro do prensa cabo de 1/2. Usa-se cola de PVC e silicone para vedar.


Close da parte inferior do filtro:

Foto da tampa pronta, é nescessário recotar a aba da peça preta para encaixar no ralo. O sifão da tampa não pode ser apoiada no aquário, pois a tampa fica apenas encaixada. As argolas do suporte são feitas com pedaço de cano de 100 e as begalas com conduite rígido de PVC, tem aquecer para obter a forma desejada (cuidado ao fazer isso). Como disse anteriormente, se o móvel tiver espaço não é nescessário fazer o suporte.

Filtro pronto:


Filtro funcionando:



Não tem perigo do filtro transbordar - princípio dos vasos comunicante. Para iniciar o funcionamento do filtro basta enchê-lo, depois tampe-o e já pode ligar. O filtro já esta funcionando a duas semanas, ficou bem silencioso e o funcionamento em caso de queda de energia é imediato após o retorno da mesma. Pretendo usar dois filtros desse em uma aquário de 250 litros.

Nenhum comentário: